sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Gottfried Helnwein - Der Ring des Nibelungen

Gottfried Helnwein foi responsável pelo palco, figurino e maquiagem da ópera Der Ring des Nibelungen (O Anel dos Nibelungos), ciclo de quatro óperas épicas de Richard Wagner. São adaptaçõs dos personagens da mitologia nórdica e do Nibelungenlied, a Canção dos Nibelungos, um poema épico escrito na Idade Média, por volta de 1200.

Wagner escreveu o libreto e a música de 1848 a 1874, o que totalizam vinte e seis anos, porém ele não se dedicou esse tempo todo a apenas essa obra. As óperas que compõem o ciclo são, em ordem cronológica do enredo, Das Rheingold (O Ouro do Reno), Die Walküre (A Valquíria), Siegfried e Götterdämmerung (O Crepúsculo dos Deuses). Apesar de serem apresentadas individualmente, a intenção do autor era que fossem apresentadas em série.



Com coreografia de Johann Kresnik, a primeira parte de Der Ring des Nibelungen contou com Rheingold e Walküre e foi apresentada na Bonn Opera, na Alemanha, em 2006.












terça-feira, 6 de agosto de 2013

Às Sombras do Nazismo. Cultura pop e violência em Gottfried Helnwein (I EBPC)


Nos dias 1, 2 e 3 de setembro acontece em São Paulo o I Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura, Pesquisa e produção do conhecimento para além da universidade, do qual participarei no segundo dia, na mesa de artes visuais, apresentando meu artigo "Às Sombras do Nazismo. Cultura pop e violência em Gottfried Helnwein" por volta das 14 horas, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, situada à Avenida Arlindo Bettio, 1000 – Ermelino Matarazzo, São Paulo – SP.

Vocês podem conferir a programação neste link e se inscrever para assistir à apresentação aqui.

Às Sombras do Nazismo
Cultura pop e violência em Gottfried Helnwein

Resumo

Gottfried Helnwein é conhecido por seus quadros e fotografias em que crianças aparecem junto ao tema do nazismo e da violência, numa estética soturna que se contrasta à presença de personagens da cultura pop. Sua obra traz a memória de uma infância vivida na Viena pós-Segunda Guerra Mundial, à chegada do capitalismo americano. O artigo busca entender como Helnwein leva o midiático às artes plásticas, promovendo debate sobre a violência, e propõe a abordagem do nazismo como representação do sombrio.

Palavras-chave: Gottfried Helnwein, nazismo, sombra, cultura pop, artes plásticas, fotografia



Mesa: Artes visuais

Luiz Sérgio de Oliveira e Caroline Alciones de Oliveira Leite
“I Exposição Nacional de Arte Abstrata [1953]: à frente de uma ruptura”

Priscilla Barranqueiros Ramos Nannini
“Livro-objeto, diálogos da visualidade”

Lidia Zuin
“Às sombras do nazismo. Cultura pop e violência em Gottfried Helnwein”

Jade Samara Piaia e Edson do Prado Pfutzenreuter
“As linguagens artísticas e o design gráfico no circuito cultural artístico”