Kunst ist Krieg: música industrial e discurso belicista foi meu trabalho de conclusão de curso durante a graduação em Comunicação Social e Jornalismo, na Faculdade Cásper Líbero. A pesquisa foi orientada pelo Prof. Dr. José Eugenio de Oliveira Menezes e realizada no ano de 2011.
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Há também o artigo "Nachtmahr e a estética militarista na música industrial" publicado no livro Comunicação e Cultura do Ouvir (2012), pela Editora Plêiade, organizado por José Eugenio de Oliveira Menezes e Marcelo Cardoso. Para lê-lo, acesse este link.
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Há também o artigo "Nachtmahr e a estética militarista na música industrial" publicado no livro Comunicação e Cultura do Ouvir (2012), pela Editora Plêiade, organizado por José Eugenio de Oliveira Menezes e Marcelo Cardoso. Para lê-lo, acesse este link.
KUNST IST KRIEG: MÚSICA INDUSTRIAL E DISCURSO BELICISTA
RESUMO: Através de um panorama histórico da música industrial, movimento culturalsurgido no fim dos anos 1970, esta pesquisa ressalta alguns dos artistas que mais trabalharamcom discursos belicistas em suas letras, músicas, indumentária e arte gráfica, tendo como foco a banda austríaca Nachtmahr. Criada pelo ex-militar Thomas Rainer, o projeto solo abordametáforas militares de forma a discutir temas cotidianos aos indivíduos, como relações de poder, a defesa da autenticidade e a luta contra a hipocrisia. Por meio de uma pesquisa de perspectiva fenomenológica, com algumas observações etnográficas, e análises dasreferências culturais, propõe-se uma reflexão sobre o uso de elementos totalitaristas emilitares em manifestações culturais.
Palavras-chave: Música industrial, Nachtmahr, estética, nazismo
KUNST IST KRIEG: INDUSTRIAL MUSIC AND MARTIAL DISCOURSE
ABSTRACT: Through a historical overview of industrial music, cultural movement emergedin the late 1970’s, this research elects some of the artists that worked with martial discoursesin their lyrics, music, indumenta and graphic art, focusing on the Austrian band Nachtmahr.Founded by the former soldier Thomas Rainer, the solo project composes military metaphorsin order to discuss quotidian themes related to general individuals, such as power relations,the defense of authenticity and the fight against hypocrisy. According to a phenomenological perspective, with some ethnographic observations, and an analysis of the cultural referencesof this music genre, we propose a reflection about the usage of totalitarian and militaryelements in industrial music.
Keywords: Industrial music, Nachtmahr, aesthetic, Nazism
Kunst ist Krieg - Música industrial e discurso belicista
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