domingo, 23 de fevereiro de 2014

A melhor obra de arte de Helnwein

Família Helnwein reunida próxima a seu castelo em Kilkenny, na Irlanda, em 1997

Em diferentes entrevistas, Helnwein já chegou a criticar o sistema educacional como sendo responsável por corromper crianças, no sentido de acabar formatando-as e destruindo parte da imaginação e da vivência criativa própria à infância. Citando uma frase de Picasso, a qual ele deixa em um de seus portais, focado na imagem da criança em sua obra, Helnwein resume um pouco da sua idéia a respeito disso: "Todas as crianças são artistas. O problema é como permanecer um artista quando você crescer".

Em entrevista para a revista Esquire, em 2012, Helnwein respondeu à jornalista Sandra Cerisola a seguinte pergunta: "Qual obra o faz se sentir mais orgulhoso de si mesmo?"

Acho que a melhor coisa que fiz é a forma como criei minhas crianças. Dei a eles liberdade infinita, respeito e amor. A coisa mais importante, quando você tem um filho, é respeitá-lo ou respeitá-la como alguém único, precioso e importante, mesmo que ele tenha um pequeno corpo, pense nele ou nela como uma grande personalidade.

Acho que eu fiz isso do jeito certo: meus filhos tiveram liberdade, eles sempre estiveram em contato com a arte. Talvez seja por isso que todos eles se tornaram artistas – músicos, pintores e escritores – e isso é algo que me faz feliz. 

Eu tenho uma família grande, com um monte de filhos e netos, e a melhor parte é que eles são todos artistas; então quando nós nos reunimos para o jantar, é um prazer brincar com eles e conversar sobre arte, música, política, história e filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário