quinta-feira, 13 de março de 2014

Em nova obra, Helnwein pinta retrato de sua neta Croí

Head of a Child 16 (Croí), 2014. Tinta a óleo e acrílica sobre tela. 169cm x 269,5cm

Croí Sequoia Helnwein é a nova modelo de Helnwein em sua mais recente obra, que acrescenta o 16º quadro na série Head of a Child. No começo de sua carreira, o artista costumava trabalhar com seus próprios filhos, como por exemplo Mercedes, Cyril e Ali, que eram um dos principais modelos em suas fotografias, pinturas e ações.

Self-portrait with Ali and Cyril (1983), fotografia

Oregon (1983)

Sol Niger II (1987)

"No passado, eu trabalhava com os meus filhos. Especialmente com meu filho Ali. Meu modelo preferido. Ele era excelente, até mesmo se parecia um pouco com uma garota - tinha cabelos longos. Ele era muito paciente e tinha uma expressão incrível. Mas ele ficou logo entediado, quis dinheiro. Então eu tive que pagá-lo 5 marcos por sessão, o que eu fiz com satisfação, claro. É por isso que ele aparece em tantas pinturas minhas. Meus próprios filhos serviram como modelos no começo, mas quando eles cresceram, tive que sair procurando por outros modelos".
(The Silence of Innocence. Claudia Schmid. 2006. Documentário)

Um comentário: