quarta-feira, 30 de março de 2011

Sumário e novidades da pesquisa

Estou há bastante tempo sem publicar nada aqui, mas é que eu estava escrevendo apenas no blog e esquecendo do propósito principal: a monografia.

Deixo a novidade de que submeti um resumo de artigo, baseado nessa minha pesquisa, na Universidade de Viena. Passei e viajarei para lá no dia 29 de junho. Consegui entrar em contato com o Thomas Rainer (na verdade, ele encontrou o blog e me ofereceu uma entrevista, mesmo que eu já tivesse tentado falar com ele antes). Mandei várias perguntas por e-mail, mas já estamos combinando de nos encontrar pessoalmente, em Viena. Não sei se vai rolar filmar a entrevista, porque queria fazer algo mais tranqüilo e amigável... porém, fiquem sabendo que devo conseguir um material foda!

Para vocês se nortearem, aqui está a primeira versão de sumário:


1.0  Introdução
2.0 Música industrial - Aqui farei uma breve apresentação de cada banda, levantando os aspectos belicistas de cada uma
2.1  Throbbing Gristle e Einstürzende Neubauten
2.2  Laibach
2.3  Boyd Rice
2.4  Neo-Folk
2.5  Front 242
2.6  A nova música industrial
2.7  Rivethead
2.8  Cena paulistana e vienense

3        Discurso - Nome provisório. Vai ser um capítulo pra falar de algumas influências da música industrial
3.1  Futurismo, Dadaísmo e Surrealismo
3.2  Détournement
3.3  Táticas de choque (shock tatics)
3.4  Protesto
3.5  Apoliteísmo (apoliteism)

4         Nachtmahr - Finalmente falando da banda. Fica meio vago cada item, mas dá pra entender mais ou menos
4.1  Thomas Rainer e o exército do horror
4.2  Influências e referências
4.3  Sons e palavras
4.4  Imagem e movimento
4.5  Fãs

5        Conclusão


Se alguém tiver mais sugestão de bibliografia, por favor, não deixe de comentar. As pessoas que têm postado links para eu ler estão ajudando bastante! :) Fico feliz, porque foi isso que eu quis quando montei o blog.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Thomas Rainer e broche de letra rúnica


Encontrei essa foto no site Ukranian Gothic Portal, e meu amigo Thor, pra variar, me ajudou novamente a identificar um símbolo. Esse broche no casaco do Thomas Rainer é uma runa nórdica, chamada "algiz eolhx" (ᛉ). O significado tradicional, de acordo com o site IFate.com
Significado literal de "algiz": defesa, proteção, refúgio
Descrição:
A runa de Algiz representa uma pessoa de braços erguidos, os chifres de um alce, ou uma representação do deus nórdico Heimdall, que segura sua espada em uma mão e seu chifre em outro - protegendo o reino divino de Asgard. Na antiga língua germânica, Algiz significa "defesa" ou "proteção". "Elhaz", outro nome para essa runa, significa "alce" e se refere aos quatro alces se alimentam da Árvore do Mundo, da mitologia nórdica, também conhecida como Yggdrasil.

A runa Algiz era comumente esculpida em escudos, espadas e lanças de guerreiros que a marcava como símbolo de proteção e refúgio do mal.
No entanto, esse mesmo símbolo foi usado pela Sociedade Feminina Nazista (Frauen Warte), que acrescentou a cruz de ferro utilizada pela Schalburg Corps, um exército nazista composto por voluntários dinamarqueses.


O mesmo símbolo é utilizado por um grupo-neonazista chamado Volksfront, que é aliado ao Blood & Honour, organização internacional voltada aos seguidores do Nacional Socialismo e do movimento White Power.

Reflexos: fãs de Nachtmahr e performances ao vivo

Nachtmahr, Uberbyte, Kommand + Kontrol, Method Cell @ O2 Islingon Academy, Londres

Fãs no show do Nachtmahr. Ambos trajam roupas semelhantes à farda da Juventude Hitlerista (Hitlerjugend). Exemplo: foto 1 foto 2 foto 3 foto 4 foto 5. As tranças da garota lembram esse famoso cartaz. Crédito da foto
Bandeira usada no mesmo show citadoa cima. O símbolo é uma águia de duas cabeças e uma coroa de folhas de louro. Algo mais próximo à insígnia romana que à do Terceiro Reich. Já a ave, chamada "águia bicéfala", esteve presente como signo nos impérios Bizantino, Russo e no Sacro Império Romano-Germânico. Esta, no caso, é bastante semelhante à usada pelo último. Isso confirma a junção do elemento greco-romano (coroa de folhas de louro), o qual simboliza a vitória. Crédito da foto
Imperial Ausrtrial Industrial foi o "selo" que Thomas Rainer escolheu para representar o estilo da banda (tanto musical quanto visual). Aí aparece um membro da banda (não fixo, mas que colabora com a mixagem enquanto Rainer canta) e as garotas de farda, sempre presente nas performances ao vivo. Crédito da foto
As garotas fardadas (Mädchen in Uniform). Enquanto uma sorri, a outra parece ter acabado de bater continência. O uniforme também lembra aquele usado pela Juventude Hitlerista. Crédito da foto
Thomas Rainer no mesmo show, usando roupa de tecido camuflado. Crédito da foto
Fotos adicionadas à comunidade do Nachtmahr no Facebook

Fãs num show da banda. Legenda da foto: "Imperial infantry" Crédito


Fãs vestidas com uniforme e com coldre de axila. Legenda: "Mädchen, Mädchen in Uniform" Crédito


A mesma fã anexa duas fotos à página do Nachtmahr, ambas traduzindo o elemento sexual presente na estética da banda. Vale observar que a águia de ferro e a Totenkopf foram "censuradas" no cap da segunda foto. (Valeu, Thor)
A bandeira da Alemanha ao fundo da foto em que o fã usa uma jaqueta estilo militar, uma faixa no braço com o N de Nachtmahr e uma máscara de gás, utensílio próprio ao exército.
Legenda da foto: It's time for war! Made my own armlet today and am ready to go out to war with some bad smelling punks! WELTMACHT!!!!
"É tempo de guerra! Fiz minha própria faixa para o braço hoje e estou pronto para ir à guerra com alguns punks fedidos! Dominação mundial!!!!"
Crédito



Uma das fãs no Facebook costuma vestir um ursinho panda com roupas semelhantes às usadas pelas garotas nos shows do Nachtmahr. Então que ela deve ter encontrado Thomas Rainer (foto 2) para poder entregar a pelúcia. Crédito 1 Crédito 2

Fã tatua trecho de Mädchen in Uniform (...Wunderschön und militant,  Konservativ extravagant, Offensiv und nonkonform, Mädchen in Uniform), mais a cruz de ferro usada para marcar aviões Stuka e tanques Panzer. Crédito

Escarificação (foto 1) da águia bicéfala e tatuagem (foto 2) do N de Nachtmahr

Bom, essa é uma primeira parte.. a próxima vou focar em como os fãs e a própria banda transformam a farda nazista e a indumentária militar em algo belo, esteticamente agradável e até mesmo com potencial erótico.