Encontrei essa foto no site Ukranian Gothic Portal, e meu amigo Thor, pra variar, me ajudou novamente a identificar um símbolo. Esse broche no casaco do Thomas Rainer é uma runa nórdica, chamada "algiz eolhx" (ᛉ). O significado tradicional, de acordo com o site IFate.com
Significado literal de "algiz": defesa, proteção, refúgio
Descrição:
A runa de Algiz representa uma pessoa de braços erguidos, os chifres de um alce, ou uma representação do deus nórdico Heimdall, que segura sua espada em uma mão e seu chifre em outro - protegendo o reino divino de Asgard. Na antiga língua germânica, Algiz significa "defesa" ou "proteção". "Elhaz", outro nome para essa runa, significa "alce" e se refere aos quatro alces se alimentam da Árvore do Mundo, da mitologia nórdica, também conhecida como Yggdrasil.No entanto, esse mesmo símbolo foi usado pela Sociedade Feminina Nazista (Frauen Warte), que acrescentou a cruz de ferro utilizada pela Schalburg Corps, um exército nazista composto por voluntários dinamarqueses.
A runa Algiz era comumente esculpida em escudos, espadas e lanças de guerreiros que a marcava como símbolo de proteção e refúgio do mal.
O mesmo símbolo é utilizado por um grupo-neonazista chamado Volksfront, que é aliado ao Blood & Honour, organização internacional voltada aos seguidores do Nacional Socialismo e do movimento White Power.
Anhhh, chovi aqui via link no twitter. Sou leigo em música industrial, mas achei interessante o lance da runa da apropriação do símbolo.
ResponderExcluirAliás achei interessante o blog como um todo embora no começo confesso que fiquei "OMG. What the fuck is THAT?!É um site neonazista! Ihhh num é não... viajei!"
Ainda bem que você percebeu que não é um site neonazista hahah
ResponderExcluirO Industrial espalhou sua carga genética-estética de uma forma bastante surpreendente, até mais que sua carga sonora ( observando que os gêneros mais dançantes muitas vezes pouca coisa tem relação com o industrial de fato, com exceção do rythmic noise).
ResponderExcluirCreio que os gêneros que mais deram ênfase á estética militar dentro dos gêneros pós-industriais foram sem dúvida o power electronics ( genocide organ e seu "wolfsangel" como logo, haus arafna e seu "swastika commando", a banda japonesa volkssturm, bandas do círculo mais "sincero" /que levam isso a sério, como bethrem, organized resistance, streicher...) e o Martial Industrial / Apocalyptic Folk (que não precisa de exemplos, o gênero é um exemplo em si).