quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Iron Sky: ficção científica com Laibach no trailer


Eu estava xeretando o perfil do Facebook do Thomas Rainer, vocalista da Nachtmahr, e achei como um dos filmes preferidos dele (ou ao menos selecionado entre os cinco mais no perfil) um tal de Iron Sky. Trata-se de um longa que ainda nem saiu, do Energia Productions, mas tem altos trailers no YouTube e várias formas de promoção/financiamento, já que é uma produção independente.

O filme se trata de uma ficção científica sobre nazistas terem chegado à lua e lá terem contruído uma colônia, que sobreviveu até o ano de 2018, que é quando eles voltam à Terra. Os efeitos são bastante bons, os trailers não mostram muito os atores, mas a página do Facebook já dá uma amostra do visual muito parecido com as duas bandas citadas no título: Laibach e Nachtmahr. Eu vejo mais semelhanças com a Nachtmahr pela edição da imagem e o quase fetiche das roupas, mas o posicionamento cômico/irônico que o filme pretende tomar, é mais a cara da banda eslovena que, inclusive, tornou-se trilha sonora de um dos trailers, com um trecho da música B Mashina.



Em um dos comentários, há um lamento quanto ao filme ser uma comédia, mas vai saber até que ponto é engraçado? Será que vai ser algo mais próximo de "O Grande Ditador", com o Chaplin, ou a ironia-cômica e ambígua de Nachtmahr, Feindflug e Laibach? Ou ainda o tom das dezenas de paródias publicadas no Youtube, com "A Queda", com Bruno Ganz interpretando Hitler...

O mais legal é que o diretor publica um monte de coisa tanto no blog quanto no canal do YouTube, onde encontrei uma entrevista com a banda Hanzel und Gretyl, que também se aproxima da estética nazi, mas não tanto. Não parece ser uma preocupação deles, apesar de toda a caracterização do site. Eles são americanos que cantam em alemão e, pelo pouco que eu conheço, fazem músicas com títulos de trocadilho (Scheissmessiah, Hellalujah, Scheissway to Hell etc) e simplesmente adoram a Alemanha. Nada de muito emocionante na entrevista.... mas já uma coisa a se pensar a escolha de terem entrevistado a dupla - a aproximação com músicas do cenário industrial (ou do metal industrial, nesse caso).



Bom, aqui uma entrevista com, provavelmente, os protagonistas do filme (os dois que estão na foto do Facebook). Falam mais ou menos sobre a idéia dos seus personagens e do filme. O mais engraçado é que os comentários mais aprovados e em maior destaque são os que pedem para que os diretores façam os nazistas "ganharem desta vez".



Bem, mas pra que esse filme exista mesmo, eles precisam de financiamento. Se alguém curtiu e ficou curioso, dá uma olhada na lojinha deles. Tem desde camisetas, mousepad, poster, colar, caneta etc... Um bando de coisa vendido em euros.

Pra fechar, deixo o primeiro trailer que eles fizeram, com uma música original para o filme, a Under the Iron Sky.



Acompanhem o projeto via Twitter, Facebook e Flickr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário