segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Thomas Rainer e broche de letra rúnica


Encontrei essa foto no site Ukranian Gothic Portal, e meu amigo Thor, pra variar, me ajudou novamente a identificar um símbolo. Esse broche no casaco do Thomas Rainer é uma runa nórdica, chamada "algiz eolhx" (ᛉ). O significado tradicional, de acordo com o site IFate.com
Significado literal de "algiz": defesa, proteção, refúgio
Descrição:
A runa de Algiz representa uma pessoa de braços erguidos, os chifres de um alce, ou uma representação do deus nórdico Heimdall, que segura sua espada em uma mão e seu chifre em outro - protegendo o reino divino de Asgard. Na antiga língua germânica, Algiz significa "defesa" ou "proteção". "Elhaz", outro nome para essa runa, significa "alce" e se refere aos quatro alces se alimentam da Árvore do Mundo, da mitologia nórdica, também conhecida como Yggdrasil.

A runa Algiz era comumente esculpida em escudos, espadas e lanças de guerreiros que a marcava como símbolo de proteção e refúgio do mal.
No entanto, esse mesmo símbolo foi usado pela Sociedade Feminina Nazista (Frauen Warte), que acrescentou a cruz de ferro utilizada pela Schalburg Corps, um exército nazista composto por voluntários dinamarqueses.


O mesmo símbolo é utilizado por um grupo-neonazista chamado Volksfront, que é aliado ao Blood & Honour, organização internacional voltada aos seguidores do Nacional Socialismo e do movimento White Power.

3 comentários:

  1. Anhhh, chovi aqui via link no twitter. Sou leigo em música industrial, mas achei interessante o lance da runa da apropriação do símbolo.

    Aliás achei interessante o blog como um todo embora no começo confesso que fiquei "OMG. What the fuck is THAT?!É um site neonazista! Ihhh num é não... viajei!"

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que você percebeu que não é um site neonazista hahah

    ResponderExcluir
  3. O Industrial espalhou sua carga genética-estética de uma forma bastante surpreendente, até mais que sua carga sonora ( observando que os gêneros mais dançantes muitas vezes pouca coisa tem relação com o industrial de fato, com exceção do rythmic noise).
    Creio que os gêneros que mais deram ênfase á estética militar dentro dos gêneros pós-industriais foram sem dúvida o power electronics ( genocide organ e seu "wolfsangel" como logo, haus arafna e seu "swastika commando", a banda japonesa volkssturm, bandas do círculo mais "sincero" /que levam isso a sério, como bethrem, organized resistance, streicher...) e o Martial Industrial / Apocalyptic Folk (que não precisa de exemplos, o gênero é um exemplo em si).

    ResponderExcluir