quarta-feira, 30 de março de 2011

Sumário e novidades da pesquisa

Estou há bastante tempo sem publicar nada aqui, mas é que eu estava escrevendo apenas no blog e esquecendo do propósito principal: a monografia.

Deixo a novidade de que submeti um resumo de artigo, baseado nessa minha pesquisa, na Universidade de Viena. Passei e viajarei para lá no dia 29 de junho. Consegui entrar em contato com o Thomas Rainer (na verdade, ele encontrou o blog e me ofereceu uma entrevista, mesmo que eu já tivesse tentado falar com ele antes). Mandei várias perguntas por e-mail, mas já estamos combinando de nos encontrar pessoalmente, em Viena. Não sei se vai rolar filmar a entrevista, porque queria fazer algo mais tranqüilo e amigável... porém, fiquem sabendo que devo conseguir um material foda!

Para vocês se nortearem, aqui está a primeira versão de sumário:


1.0  Introdução
2.0 Música industrial - Aqui farei uma breve apresentação de cada banda, levantando os aspectos belicistas de cada uma
2.1  Throbbing Gristle e Einstürzende Neubauten
2.2  Laibach
2.3  Boyd Rice
2.4  Neo-Folk
2.5  Front 242
2.6  A nova música industrial
2.7  Rivethead
2.8  Cena paulistana e vienense

3        Discurso - Nome provisório. Vai ser um capítulo pra falar de algumas influências da música industrial
3.1  Futurismo, Dadaísmo e Surrealismo
3.2  Détournement
3.3  Táticas de choque (shock tatics)
3.4  Protesto
3.5  Apoliteísmo (apoliteism)

4         Nachtmahr - Finalmente falando da banda. Fica meio vago cada item, mas dá pra entender mais ou menos
4.1  Thomas Rainer e o exército do horror
4.2  Influências e referências
4.3  Sons e palavras
4.4  Imagem e movimento
4.5  Fãs

5        Conclusão


Se alguém tiver mais sugestão de bibliografia, por favor, não deixe de comentar. As pessoas que têm postado links para eu ler estão ajudando bastante! :) Fico feliz, porque foi isso que eu quis quando montei o blog.

4 comentários:

  1. Algumas entrevistas que podem ajudar na parte da "Nova Música Industrial", principalmente no que se refere á "Música Industrial Extrema" e a presença de temáticas políticas extremistas em sua temática hoje (tanto como propaganda como choque de valores):

    http://www.stigmata.name/sb.php
    http://www.saveisrael.com/interview/barzel.htm
    http://cloakofdin.wordpress.com/2009/11/07/black-bloc-anarcho-power-electronics-ny/

    ResponderExcluir
  2. Putz, muito obrigada. Cheguei a entrar em contato com o cara do Unaesthetic (Just Fascionation) perguntando sobre isso, mas o e-mail dele não chegou e acho que ele ficou puto e não vai mais responder hahaha...

    ResponderExcluir
  3. Olá, achei mais alguma coisa que possa te interessar, quando eu tiver contacto com mais material te enviarei, aqui fica uma citação do vocalista do Cult of Youth que lhe pode ser bastante útil:

    "I think that a lot of people that come at post-industrial music and culture from an outsider’s perspective don’t really understand what’s actually going on and they jump to hasty conclusions. This happens from both sides, the right and the left. I like to look at the relationship between industrial music and fascism as being comparable to the relationship between rock & roll and sex. Industrial music is music of the mind (remember Throbbing Gristle served to basically make academic 20th century classical music accessible to a rock audience via the cultural climate of the punk explosion) whereas rock and roll is music of the body. It’s all pornography. Fascism is a forbidden philosophy, and forbidden philosophies titillate the mind in the same way that dirty pictures titillate the body."


    Source: http://stereogum.com/626191/band-to-watch-cult-of-youth/franchises/band-to-watch/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Sou músico, e tenho vários interesses musicais, e um deles é Industrial.
    Encontrei seu blog por acaso, quando buscava mais informações sobre o Nachtmahr.

    Achei seu projeto muito interessante.
    Continuarei acompanhando o o blog.
    Parabéns!

    ResponderExcluir