quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Santos Inocentes, de Gottfried Helnwein

O fotógrafo e pintor austríaco Gottfried Helnwein inaugurou hoje uma instalação nova, desta vez em um país diferente de onde ele costuma atuar (Irlanda e Áustria). Na Plaza de la República, situada na Cidade do México, estão expostas as novas e monumentais fotografias do artista que traz, mais uma vez, imagens de crianças - agora não mais loiras e andróginas como outrora, mas de etnia mexicana, indígena e claramente femininas.


Seus trabalhos se encontram também expostos na galeria Paseo Cimentación, localizada na região do Monumento a la Revolución. Essas fotografias fazem parte do início de uma série de atividades culturais intitulada REvoluciónArte, que ocorre nessa mesma instituição.



Fotografia de Cyril Helnwein

A abertura da instalação Santos Inocentes reuniu cerca de mil convidados

Gottfried Helnwein no Museo Nacional de San Carlos

Nesse mesmo dia, Helnwein também inagurou as instalações Song of the Aurora, na Galería Hilario Galguera, e Faith, Hope and Charity, no Museo Nacional de San Carlos - todos os locais situados na capital mexicana.

Abrindo um parênteses, no mês passado, o México comemorou no dia 12 a sua independência, conquistada em 1810. É dito que setembro é um período patriótico para o país e, por isso, um grupo de músicos nativos lançou uma coletânea em homenagem ao país. Organizada pelo site e coletivo Negative Youth em parceria com a banda mexicana Ritualz, o álbum NEGATIVE YOUTH MEXICO é o primeiro lançamento da gravadora Maligna. Suas 11 canções reunem tanto apologias quanto críticas ao país, como é o caso da música Muerte, MX, da banda Ritualz. Acho que ela combina bastante com esse trabalho mais recente de Helnwein. Espero que gostem!

RITUALZ - Muerte, MX by negativeyouthmexico

Nenhum comentário:

Postar um comentário