quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Zdzislaw Beksinski

Zdzislaw Beksinski (1929 – 2005) foi um pintor, escultor e fotógrafo polonês que ganhou grande notoriedade por conta de suas obras, as quais são caracterizadas pelo aspecto de pesadelo transmitido. É dito que seu estilo pictórico seguia à maneira barroca e gótica. A primeira diz respeito às representações usadas por Beksinski, principalmente aquelas presentes na fase em que o artistas se utilizou do realismo fantástico ao pintar imagens surrealistas e dignas de um sonho perturbador. Já o aspecto gótico é mais abstrado, porém é possível vislumbrar a inspiração nas pinturas mais recentes do polonês.



"Não faz sentido me perguntar o que as cenas nas minhas pinturas 'significam'. Simplesmente, nem eu mesmo sei. Além do mais, não estou nem um pouco interessado em saber"

Nascido na cidade polonesa de Sanok, em 1929, Beksinski viveu sua infância no período da Segunda Guerra Mundial. Cursou arquitetura em uma universidade na Cracóvia e, por conta disso, passou vários anos trabalhando no ramo de construção, como supervisor. Era um emprego que o artista detestava, mas que fez como que ele logo se dedicasse à arte.

Em 1958, Beksinski começou a ganhar notoriedade por conta de suas fotografias, para mais tarde começar a desenhar. Suas ilustrações altamente detalhadas eram frequentemente muito grandes, lembrando os trabalhos de Ernst Fuchs, por conta de seu obsessivo detalhamento.



"Eu tenho uma reação muito forte às imagens que não têm uma resposta óbvia aos seus mistérios. Se há uma chave para sua construção, ela é simplesmente ilustração"


A década de 1990 foi especialmente dura para Beksinski. Sua esposa, Zofia, morreu em 1998 e, um ano depois, na véspera do natal de 1999, seu son Tomasz, um popular radialista, cometeu suicídio. Ele próprio descobriu o corpo do rapaz, junto a um envelope preso à parede com as seguintes inscrições: "Para Tomek, caso eu chute o balde".

No dia 21 de fevereiro de 2005, Beksinski foi encontrado morto no seu apartamento em Warsaw, com 17 apunhaladas em seu corpo. Robert Kupiec, o filho do zelador do prédio, foi tido culpado pelo crime. Ele e um amigo foram presos pouco depois do assassinato. É dito que, antes de sua morte, Beksinski recusou emprestar dinheiro a Robert - uma quantia equivalente a cem dólares.


Referências

Morpheus Gallery. <http://morpheusgallery.com/Zdzislaw%20Beksinski/biography.php>
Wikipedia. <http://en.wikipedia.org/wiki/Zdzis%C5%82aw_Beksi%C5%84ski>

Um comentário: