segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

"95% dos samples da Nachtmahr são americanos"



Ex-L'âme Immortelle e Siechtum, Thomas Rainer desde 2008 vem comandando a banda Nachtmahr. Nessa entrevista, em inglês, ele conta que as samples usadas em suas músicas (como o som de marcha) fazem com que as pessoas chamem seu trabalho de nazista, mas que, na verdade, 95% do conteúdo utilizado por ele vem de obras americanas - seja filmes sobre a Segunda Guerra Mundial ou de temas militaristas.

Thomas é ex-militar. Resolveu dedicar toda sua carreira à música, sem, no entanto, desvincular os dois conceitos. Para ele, fazer música é como uma batalha, só que sem armas. Isso vai de encontro ao lema da banda („I only have one interest: i don't care if you live or die: I just wanna see you dance!"), o qual é literalmente reproduzido em BoomBoomBoom e relacionado em War on the dancefloor.

Mesmo assim, Thomas entende que o tema da 2ª GM é bastante sensível a toda Europa, bem como assume tratar de temas como totalitarismo. O grande interesse pela temática, no entanto, não fica muito resolvido nessa entrevista... bem como em outras que li. O músico sempre acaba dizendo que era militar, que não é nazista e que vê a música/arte como uma forma de guerra (Kunst ist Krieg).

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, foi direto para o meu Reader.
    O suporte eletrônico faz parte da proposta do TCC (utilizar a internet e a interatividade) ou o blog é apenas um "subproduto" do TCC em versão impressa? Fiquei curioso.
    Obs.: nunca consigo ouvir a "War on the dancefloor" sem me lembrar da "War" do :wumpscut:.

    ResponderExcluir
  2. Não, não. É só um 'braço' do TCC... que é uma monografia! Assim que eu concluir (final do ano que vem), vou ver se publico por aqui também.

    Eu to montando esse blog pra abrir pra discussão, dando umas amostras das minhas pesquisas e afins. Isso é, espero que o povo também me mande referências, critique, opine etc. Eu tenho foco em Nachtmahr e em Feindflug, mas invariavelmente vou acabar falando de outras bandas, seja por estarem relacionadas ou por curiosidade mesmo!

    ResponderExcluir