quarta-feira, 8 de junho de 2011

Novo logo da Nachtmahr, no Facebook

Na verdade, faz um tempinho que já foi publicado. No dia 30 de maio, a imagem da página da Nachtmahr no Facebook mudou para este logo:

Utilizando o formato dos brasões medievias, o símbolo reutiliza o N de Nachtmahr texturizado em grunge e põe uma faixa com a sigla "AEIOU", que significa "Alles Erdreich ist Österreich untertan", em alemão. Traduzindo literalmente, a frase diz "Todo o solo está sujeito à Áustria" - entende-se solo como o mundo. Trata-se de um lema utilizado pela dinastia Habsburgo e criado pelo emperador Frederick III (1415-93). A frase, que era incorporada a construções e objetos em forma de acrônimo (sigla), nunca teve sua definição confirmada, por isso, há outras versões em latim como:

Austria est imperio optime unita (A Áustria é o império que reúne os melhores)
Austria erit in orbe ultima (A Áustria irá sobreviver ao mundo) > algo como "a Áustria prevalescerá"
Austriae est imperare orbi universo (É destino da Áustria dominar o mundo todo)

Já em 1951, o historiador e sociólogo Eugen Rosenstock-Hessy sugeriu uma outra interpretação: Austria Europae Imago, Onus, Unio (A Áustria é a imagem da Europa, o fardo e a unificação).

Essas informações foram retiradas e traduzidas rapidamente do verbete A.E.I.O.U. da Wikipedia em inglês, mas fica aí a provocação para quem não notou a semelhança entre este lema e o refrão do hino da Alemanha, que é "Deutschland über Alles" (Alemanha acima de tudo). Durante a Segunda Guerra Mundial, a primeira estrofe da música era tocada seguida pela Horst-Wessel-Lied, canção escrita por Horst Wessel, comandante da Sturmabteilung, e que serviu de hino para o Partido Nazista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário