quinta-feira, 2 de junho de 2011

War on the dancefloor teaser


Apesar de eu já ter concluído meu paper "War on the dancefloor: the martial character on Nachtmahr", para a Universidade de Viena, eu ainda não posso publicá-lo - porque ele não estar pronto para tal. Mesmo assim, eu preparei um vídeo para explicar e exemplificar melhor do que minha pesquisa trata aos que estarão presentes na minha exposição. Então, fica mais como um teaser pro meu artigo do que qualquer outra coisa...

Mesmo assim, o resumo é este:


Abstract: This research focuses on the Austrian band Nachtmahr, founded in 2007 by the Viennese musician Thomas Rainer. It is a group of industrial music, a cultural movement that emerged in the late 1970s, which combines features of electronic music with the experimental character of avant-garde art. This study will analyse the martial character in Nachtmahr through the costumes and song lyrics. Therefore, we face the main paradox: as the band's motto ("I only have one interest: I don't care if you live or die: I just wanna see you dance!") points out the concern of the musician in only providing entertainment to the fans, the compositions show metaphors close to the history of World War II. Nevertheless, Rainer adopts an aesthetic similar to the one used by the Nazi regime even though the artist and former soldier claims his work is not apologetic. This paper attempts to point out martial elements through the evolution of industrial music movement until the present, in which Nachtmahr presents an erotic fascist aesthetic with a non-political discourse.

Keywords: Industrial music, Nachtmahr, Nazism, fascism, martial, World War Two, eroticism

Resumo: Esta pesquisa tem como foco a banda austríaca Nachtmahr, fundada em 2007 pelo músico vienense Thomas Rainer. Este é um grupo de música eletrônica, um movimento cultural que surgiu no fim da década de 1970, no qual elementos da música eletrônica se combinam com o caráter experimental da arte avant-garde (vanguardista). Este estudo analisa o caráter belicista em Nachtmahr através das roupas e das letras das músicas. Além disso, nós encontramos como principal paradoxo conforme o lema da banda ("Eu apenas tenho um interesse: Não me importa se você está vivo ou morto, só quero ver você dançar!") aponta para a noção de que o músico está preocupado apenas em entreter os fãs, enquanto as composições mostram metáforas próximas à história da Segunda Guerra Mundial. Acima de tudo, Rainer adota uma estética similar à utilizada pelo regime nazista, apesar de o artista e ex-soldado indicar que seu trabalho não é apologético. Este artigo pretende apontar os elementos belicistas através da evolução do movimento da música industrial até o presente, no qual Nachtmahr oferece uma estética fascista erotizada com um discurso não-político.

Palavras-chave: Música industrial, Nachtmahr, nazismo, fascismo, belicismo, Segunda Guerra Mundial, erotismo

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