quinta-feira, 19 de setembro de 2013

The Intrusion, de Gottfried Helnwein, e a fotografia de Salpetriere

Meu orientador da iniciação científica, Prof. Dr. Walter Lima Jr. dizia que quando estamos pesquisando, vemos nossa pesquisa em tudo. E eu tenho essa mania mesmo. Mas hoje as pessoas estavam compartilhando esse artigo sobre os 10 casos mais bizarros de histeria coletiva, no Facebook, aleatoriamente, e por acaso a imagem de divulgação do link era esta:


Infelizmente, a única informação era "reprodução" e o blog de onde eles traduziram o artigo. Mas, felizmente, estamos em 2013 e temos a ferramenta de pesquisa de imagens do Google. E descobri que essa imagem faz parte do livro Invention of Hysteria – Charcot and the Photographic Iconography of the Salpetriere (1982), de Georges Didi-Huberman. Disponível para leitura neste link, trata-se de um livro sobre o caso do hospital Salpetriere, em Paris, que era dirigido pelo neurologista Jean-Martin Charcot. Durante o século XIX foram feitos vários registros fotográficos de pacientes, de modo a tentar entender melhor o que se passava com aquelas pessoas, documentando aquilo que eles chamaram de "histeria".

E coincidentemente esses dias, enquanto estava escrevendo minha dissertação, estava analisando a aquarela The Intrusion (1971), do Gottfried Helnwein.


No início da carreira, Helnwein trabalhava muito com aquarelas de crianças deformadas. Suas imagens eram bem mais agressivas e com conteúdo até um pouco erótico, de certa maneira. Aqui tenho minhas dúvidas se ele chega a fazer alguma alusão à fotografia dos experimentos em Salpetriere, já que seu intuito me parece mais falar sobre os abusos contra as crianças - nos anos 1970, Helnwein se dedicava muito à violência contra a criança, temática pouco abordada na mídia austríaca. Especialmente porque no segundo plano há também um adulto pondo os dedos na boca de um garoto, o que me parece um pouco abusivo e erotizante também. Mas a semelhança me chamou a atenção, de qualquer maneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário