domingo, 26 de janeiro de 2014

Obra de Helnwein exposta no CCBB-SP

Kindskopf no CCBB em São Paulo. Foto de Gustavo Oliveira Machado e Eric Danilo

Acabei de ficar sabendo que duas obras de Gottfried Helnwein estão disponíveis na mostra Visões na exposição Ludwig no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo. Uma delas é o painel de seis metros de altura Kindskopf, mas também há o retrato hiperrealista de Rosa Luxemburg feita por Helnwein, da série 48 Portraits, como vi no Instagram de uma das pessoas que foi conferir a exposição.

Na realidade, essa exposição traz a coleção Ludwig, parte do acervo do Museu Estatal Russo de São Petersburgo, que é um dos museus que tem várias obras do Helnwein. Então não sei dizer se são só essas que eles trouxeram para o Brasil - infelizmente tem sido pouco noticiado, por enquanto, e tem chamado a atenção por conta do tamanho da obra Kindskopf (1991) e para quem conhecer as mulheres retratadas na série 48 Portraits. Mas diante dos demais selecionados, que são Pablo Picasso, Andy Warhol, Robert Rauschenberg, Roy Lichtenstein, Jeff Koons, Jean-Michel Basquiat, Joseph Beuys (que inclusive foi homenageado por Helnwein), Anselm Kiefer, George Baselitz e outros, talvez Helnwein passe despercebido. Não estão nem colocando nas notícias que os 48 Portraits faz parte da mostra, por isso até me surpreende terem postado no Instagram o retrato da Rosa. Mas vale a pena fazer a contextualização...




A série 48 Portraits é uma resposta à série homônima de Gerhard Richter, que em 1971/72 fotografou 48 homens de grande relevância. Em contraponto, Helnwein fotografou 48 mulheres e depois as pintou em estilo hiperrealista e em tons de vermelho. Além de Rosa, foram também pintados os retratos de Hannah Arendt, Marie Curie, Marilyn Monroe, Anne Frank, Frida Kahlo, Virgina Woolf, entre outras que vocês podem conferir neste link, junto com os respectivos homens fotografados por Richter.

Kindskopf (1991), que tem sido traduzida por aí como "Cabeça de Menina", mas literalmente seria Cabeça de Criança, é uma pintura hiperrealista feita numa tela medindo 6 metros de altura por 4 de largura, usando tinta a óleo e acrílica.

Helnwein e seus filhos Amadeus e Mercedes, durante a pintura da tela, em 1991

Obra exposta no Museu Estatal Russo de São Petersburgo

A exposição tem curadoria de Evgenia Petova, Joseph Kiblitsky e Ania Rodríguez e estará disponível ao público do dia 25 de janeiro a 21 de abril. Com certeza tentarei visitar o CCBB e trazer mais informações sobre quais obras estão lá, no fim das contas. Não deixem de visitar! :)

Um comentário: